Política sobre a Docência on-line do MSC

Querido/a Professor/a do programa MSC:

Como você pode imaginar, o Center for MSC (CMSC) está trabalhando constantemente para se atualizar quanto à situação em permanente mudança desta pandemia e fazendo todo o possível para apoiá-lo neste momento desafiante.

Nosso anúncio de uma mudança temporária na política para permitir finalizar os cursos existentes on-line y ensinar cursos que já tinham sido anunciados e comprometidos com os alunos, agora está ficando obsoleto à medida que se completam esses cursos.

Alguns já programaram cursos adicionais, que na realidade não estavam autorizados nessa mudança de política. Queremos pensar que foi um mal-entendido por isso cremos ser oportuno estabelecer as seguintes diretrizes.

Nova POLÍTICA Do CENTER FOR MSC (CMSC) SOBRE o ENSino ON-LINE DURANTE A PANDEMIA MUNDIAL

O CMSC quer comunicar que sua posição de base é que sempre que seja factível, o modo preferido de ensino e aprendizado da autocompaixão é direto e presencial. Entretanto, a pandemia global atual apresenta um grande desafio para nossa comunidade docente global e para nossa organização também, e reconhecemos isto como uma oportunidade para aproveitar os muitos benefícios da tecnologia para superar barreiras e satisfazer a tremenda necessidade de autocompaixão no mundo. Como organização profundamente comprometida com os valores da qualidade no ensino e da segurança, formulamos esta nova política para ajudar nosso professorado a compartilhar a autocompaixão em todo o mundo.

A formação on-line sobre autocompaixão é fundamentalmente diferente da formação presencial, e há habilidades únicas que devem ser aprendidas para garantir um ensino on-line seguro e de alta qualidade. Desde o ponto de vista da qualidade, estas habilidades incluem administrar a tecnologia e usá-la para obter o melhor resultado; manter uma presença conectada e personificada no contexto on-line; e fazer inquérito sem dificuldades. As questões de segurança incluem considerações sobre o tamanho do grupo, a duração da sessão e o apoio adicional aos participantes. Os problemas de segurança do professorado também são de suma importância, especialmente quanto aos diferentes temas legais, éticos y pessoais que surgem ao oferecer um programa tão emocionalmente desafiante como é o MSC no formato on-line.

Tendo em conta todos estes fatores, o CMSC formulou a seguinte política quanto ao ensino on-line, de aplicação imediata e sujeita a atualizações à medida que evoluam as condições mundiais:

  1. Recomenda-se a todo o professorado do MSC com intenção de ensinar on-line, incluídos professores em treinamento (Teacher in Training), que se limitem a personalizar e oferecer em um formato on-line somente workshops breves de autocompaixão ou seminários web de menos de 3 horas de duração. Estes programas não devem ser chamados de MSC, devem ser rotulados claramente como uma introdução ao MSC ou deve-se utilizar outro nome. Entretanto, também recomendamos ao professorado refletir cuidadosamente quanto a sentir-se confortável com tudo o que supõe o ensino on-line antes de decidir fazê-lo, e a abster-se de ensinar o workshop no formato on-line se não se achar capaz de implementá-lo com a qualidade e segurança que propomos.

  2. Os Professores em treinamento (Teacher in Training) não estão autorizados a começar a ensinar MSC no formato on-line, mas os que iniciaram cursos com sessões de supervisão do Zoom, com a chagada do confinamento, podem terminar seus cursos. Se não completaram as dez sessões de supervisão no Zoom requeridas ao final de seu curso on-line atual, terão que esperar até seu primeiro curso presencial para completar essas sessões e assim alcançar o status de professor capacitado (Trained MSC Teacher).

  3. Os professores capacitados (Trained MSC Teachers) ou certificados (Certified MSC Teachers) de MSC que desejem oferecer formação oficial sobre o programa MSC on-line estarão autorizados somente a ensinar o currículo de 6 horas denominado "Curso Breve de Autocompaixão" (Short Course-MSC) que foi recentemente desenvolvido por K. Neff e C. Germer.

    Para isso terão que completar um curso que será oferecido de imediato denominado "Ensinando a Autocompaixão no Contexto On-line” (TSCO- Teaching Self Compassion On-line). A informação sobre como registrar-se para esta formação estará disponível em breve.

    O Manual para o professorado, do Curso Breve de Autocompaixão SC-MSC estará disponível mais adiante para os professores MSC (Trained o Certified), também caso desejem oferecê-lo presencialmente quando for possível. Os conteúdos deste curso baseiam-se diretamente no MSC, mas selecionam temas, exercícios e meditações que são adequados para um curso breve.

  4. Os professores que se formaram para ensinar o novo programa denominado Curso de Autocompaixão em Instituições de Saúde (SCHC Self Compassion in Healhcare Communities), de 6 horas de duração, também devem completar o curso "Ensinando a Autocompaixão no Contexto On-line” (TSCO).

  5. Os professores certificados de MSC (Certified MSC Teachers) estarão autorizados a continuar ensinando o programa MSC de 8 semanas no formato on-line depois de fazer o curso "Ensinando a Autocompaixão no Contexto On-line” (TSCO).

  6. O professorado que atualmente ensina um curso de MSC on-line ou que já anunciou um curso que começa antes de 1o de junho de 2020 pode finalizar esses cursos, mas a menos que sejam certificados e tenham feito o curso Ensinando a Autocompaixão no Contexto On-line” (TSCO) não podem oferecer cursos adicionais on-line. Se houver professores certificados que desejem ensinar MSC on-line e sintam que não necessitam realizar o curso TSCO, devem provar ter completado uma formação equivalente para continuar ensinando o MSC on-line.

Nenhum professor certificado está autorizado a oferecer o MSC no formato Intensivo on-line.

Nossa intenção, como CMSC, é apoiar nossa comunidade mundial de docentes nestas novas circunstâncias e garantir a segurança e a qualidade do ensino da autocompaixão em todas as suas formas pelo bem comum. Nestes tempos sem precedentes, existe uma crescente consciência dos benefícios da prática da autocompaixão (e a prática contemplativa em geral) e nossa aspiração é que trabalhemos junto ao nosso professorado para aproveitar esta oportunidade. Agradecemos sua criatividade e inovação para encontrar novas formas de ajudar as pessoas a desenvolver a autocompaixão e queremos animá-los a compartilhar estas ideias entre vocês e o CMSC.

Consejo Ejecutivo del Center for MSC.

Se você tem comentários, perguntas ou inquietudes sobre esta política, pedimos que os envie à coordenadora de sua região: Marta Alonso